Formação em Gestal-Terapia / Florianópolis

Estágio Clínico Supervisionado

Estágio Clínico Supervisionado

      A prática clínica do Curso de Formação em Gestalt-terapia do Instituto GRANZOTTO é realizada em duas disciplinas, denominadas de “Estágio Clínico Supervisionado I” e “Estágio Clínico Supervisionado II”. 

       A primeira disciplina “Estágio Clínico Supervisionado I” totaliza uma carga horária de 52 horas distribuídas em dois tipos de atividade: o atendimento externo e a supervisão relatada.

- Os atendimentos externos compreendem um mínimo de 40 horas de atendimentos a pessoas da comunidade (adultos, casais, grupos, crianças ou adolescentes, conforme a área de escolha dos alunos), os quais podem ser realizados nas clínicas individuais dos alunos (se houver) ou na clínica escola do INSTITUTO GRANZOTTO.
- Já as supervisões compreendem um total de 12 horas, divididas em 6 encontros de duas horas, os quais acontecem nas disciplinas de Metodologia de Intervenção, conforme cronograma. 

       A segunda disciplina denominada “Estágio Clínico Supervisionado II” totaliza uma carga horária de 40 horas distribuídas em cinco encontros de 8 horas, os quais acontecem no tereceiro dia dos encontros presenciasi, conforme o cronograma. Nessas 8 horas, os alunos são distribuídos em grupos menores para a realização de atendimentos clínicos entre si. Cada atendimento é assistido pelos outros colegas e pelo supervisor clínico, o qual dirige as discussões sobre o atendimento tão logo esse tenha se encerrado. Trata-se de uma metodologia clássica na formação de gestalt-terapeutas nos moldes do treinamento realizado pelo casal Polster nos Estados Unidos e que é amplamente praticado no mundo inteiro.