Formação em Gestal-Terapia / Florianópolis

Estágio Clínico Supervisionado

Estágio Clínico Supervisionado

      A prática clínica do Curso de Formação em Gestalt-terapia do Instituto GRANZOTTO é realizada em três disciplinas, denominadas de “Estágio Clínico Supervisionado I” , “Estágio Clínico Supervisionado II” e "Estágio Clínico Supervisionado III". Todas elas são cursadas no último ano do curso, distribuídas em dez etapas (o que significa dizer, em dez encontros).

       A primeira disciplina “Estágio Clínico Supervisionado I” totaliza uma carga horária de 112 horas distribuídas em dois tipos de atividade: o atendimento externo e a supervisão relatada.

- Os atendimentos externos compreendem um mínimo de 96 horas de atendimentos individuais a pessoas da comunidade (adultos, casais, grupos, crianças ou adolescentes, conforme a área de escolha dos alunos), os quais podem ser realizados nas clínicas individuais dos alunos (se houver) ou na clínica escola do INSTITUTO GRANZOTTO.
- Já as supervisões compreendem um total de 16 horas, divididas em 8 encontros de duas horas, os quais acontecem sempre nas duas primeiras horas das manhãs dos sábados programados para a realização da disciplina, conforme cronograma. Nesses encontros, os alunos são divididos em grupos menores acompanhados por um supervisor clínico. Em cada um grupos, os alunos devem apresentar o relato escrito dos atendimentos realizados naquele mês. Tais relatos são discutidos pelos colegas e pelo supervisor.

       A segunda disciplina denominada “Estágio Clínico Supervisionado II” totaliza uma carga horária de 54 horas distribuídas em nove encontros de 6 horas, os quais acontecem logo após o término das atividades da disciplina de “Estágio Clínico Supervisionado I”, nos mesmos sábados programados conforme o cronograma. Nessas 6 horas, os alunos são novamente distribuídos em grupos menores, agora para a realização de atendimentos clínicos entre si. Cada atendimento é assistido pelos outros colegas e pelo supervisor clínico, o qual dirige as discussões sobre o atendimento tão logo esse tenha se encerrado. Trata-se de uma metodologia clássica na formação de gestalt-terapeutas e que Rosane importou de sua formação com o casal Polster nos Estados Unidos e que é amplamente praticado no mundo inteiro.

      A terceira disciplina ("Estágio Clínico Supervisionado III") consiste na prática de coordenação de grupo terapêutico configurado entre os próprios colegas do Curso de Formação Plena do Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestátltica. A coordenação, formado por uma dupla, será revesada a cada hora de trabalho, durante 8 horas, num mesmo final de semana. As quatro horas seguintes, neste mesmo final de semana, serão destinadas a supervisão presencial do trabalho das duplas de coordenadores.