Formação em Gestal-Terapia / Florianópolis
Programa
As disciplinas foram classificadas em função do conteúdo ministrado e/ou praticado. Desse ponto de vista, elas estão organizadas segundo os quatro módulos abaixo.
-
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Nas disciplinas pertencentes a este bloco estuda-se a origem do termo gestalt, sua interpretação pela psicanálise, pela tradição fenomenológica e pela Psicologia da Gestalt, bem como a assimilação crítica dessas interpretações pelos fundadores da Gestalt-terapia.
• Introdução a Gestalt-terapia
• Gênese fenomenológica da Gestalt
• Temporalidade fenomenológica e publicidade das essências
• Leitura crítica da Psicologia da Gestalt e da Psicanálise -
MODELO TEÓRICO
Por meio dessas disciplinas os alunos poderão compreender seus processos clínicos à luz dos conceitos que constituem a ética e a antropologia gestálticas, os diversos modos de ajustamento que são objeto das diferentes clínicas gestálticas, bem como as diferentes aplicações dessas clínicas no campo de atuação profissional do psicólogo clínico.
• Teoria da Awareness, Contato e Self
• Ética, política e antropologia da práxis clínica
• Clínicas Políticas I: Ajustamentos de Evitação (neurose)
• Clínicas Políticas II: Ajustamentos Antissociais e Banais
• Clínicas Éticas: Ajustamentos de Busca (psicoses)
• Clínicas Antropológicas: Ajustamentos de inclusão (Sofrimento ético, político e antropológico)
• Situações clínicas agravadas: falência dos ajustamentos
. Corpos, identidades e violências
. As clínicas gestálticas e o universo infantil -
DINÂMICA DO PENSAMENTO E PRÁTICA CLÍNICOS
Nessas disciplinas, os alunos poderão conhecer e praticar a metodologia de intervenção compartilhada pelas principais escolas de Gestalt-terapia no mundo.
• Percepção do “outro” e ética do contato
• Metodologia de Intervenção I: contato inicial, configuração do campo clínico e contrato clínico
• Metodologia de Intervenção II: compreensão diagnóstica e noção de alta
• Metodologia de Intervenção III: frustração habilidosa, experimento, limite e encorajamento
• Metodologia de Intervenção IV: acompanhamento terapêutico (AT)
• Metodologia de Intervenção V: solidariedade ético-política e antropológica
• Estágio Clínico Supervisionado I
• Estágio Clínico Supervisionado II -
TEÓRICO-DIDÁTICO-VIVENCIAL
São disciplinas nas quais os alunos poderão compartilhar vivências terapêuticas, reflexões teóricas e metodologias de intervenção por meio de uma convivência mais intensa.
• Workshop I, II, III, IV, V e VI