Sobre o GT Catarina

O evento

A primeira edição do encontro chamado de GTCATARINA, aconteceu em 2008, tendo como tema central “O sentido ético da clínica gestáltica”.

Em sua segunda edição, mais de uma centena de praticantes e interessados vieram construir e participar das discussões em torno do tema “As clínicas gestálticas: neurose, psicose e sofrimento ético-político”.

O 3º GTCATARINA consolidou-se como o mais importante encontro de Gestalt-terapia do sul do Brasil. Ele dedicou-se a repensar um dos mais representativos conceitos da clínica gestáltica, a saber, “contato”, agora em sua interface com as transformações nos modos de socialização dos tempos modernos. De onde se depreendeu o título: “Contato em questão: intimidade e virtualidade”.

O IV GTCATARINA trouxe à discussão "O Sentido Político da Gestalt-terapia" e o I Colóquio Paul Goodman". Com a participação de colegas da Espanha, Argentina, Chile e de todas as regiões do Brasil este encontro passou a ser referência de uma Gestalt-terapia preocupada com uma clínica que está atenta ao Biopoder e todas as suas formas clínicas de resistência. 

O V GTCATARINA teve como tema a "Diferença e Inclusão" e apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pelo Projeto de Inclusão Psicossocial na Cultiura, realizado pelo Instituto Granzotto, sob os auspícios do Ministério da Cultura. Neste encontro debatemos os sete produtos culturais realizados no âmbito deste que foi o primeiro projeto que relaciona Artes Integradas e Saúde Mental aprovado pelo Ministério da Cultura. Além de convidados nacionais e internacionais de grande renome no campo da saúde mental, o encontro contou com a participação dos diferentes sujeitos envolvidos nas oficinas em Artes Integradas realizadas entre os meses de agosto de 2013 e março de 2014. Tratou-se de participar à comunidade acadêmica e clínica os efeitos de inclusão psicossocial produzidos a partir do emprego das tecnologias de acolhimento à psicose desenvolvidos no Instituto Granzotto.

GESTALT EM TODO LUGAR - Em 2020 reformulamos nosso encontro e criamos o "Gestalt em todo lugar", Encontro online de Gestalt-terapia dando continuidade a uma tradição de encontros de GT em Florianópolis e inaugurando uma nova fase nos eventos promovidos pelo Instituto Granzotto. Preocupados com os efeitos psíquicos da pandemia, com o aumento da desigualdade social acirrada pelo ethos neoliberal e pelos retrocessos nas políticas públicas tematizamos neste encontro o Sofrimento Ético-político e a Clínica Gestáltica, através de debates sobre este sofrimento nas diferentes populações excluídas pelos dispositivos de poder e pelas diferentes estruturas sociais que promovem discriminação, exploração e menos valia. Juntamente com os mais de 200 participantes acreditamos que a consciência crítica e a construção conjunta sejam a potência necessária para transformar.