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GESTALT-TERAPIA E INFÂNCIAS
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Apresentação
O curso Gestalt-terapia e infâncias é um programa de desenvolvimento pessoal e profissional pensado exclusivamente para profissionais e futuros profissionais das diversas áreas de atuação com crianças, em especial dentro da psicologia, que buscam aperfeiçoamento técnico e prático dentro da abordagem gestáltica atrelado aos temas contemporâneos do trabalho com as infâncias. O corpo docente foi selecionado com rigor e compromisso de oferecer aos alunos e alunas uma experiência de excelência. Os conteúdos contemplam desde os fundamentos da abordagem até as orientações éticas e práticas do acolhimento e intervenção com crianças e adultos responsáveis capacitando os profissionais para as possibilidades de atuação nos mais diversos contextos.
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Programa
- Workshop: A criança e o terapeuta
- O lugar da infância: dimensão histórica, campos sociais, diversidades de infâncias e corpos
- Fundamentos da clínica gestáltica e vulnerabilidades do sistema self
- Desenvolvimento como processo e gênese dos ajustamentos
- Clínicas gestálticas no universo infantil: manejo clínico e intervenções
- Desenvolvimento atípico: o acolhimento das diferenças e deficiências
- Autismos: compreensão e intervenção
- Medicalização da vida e da infância: compreensão de diagnósticos e o uso de medicamentos psicotrópicos
- Workshop CorpOralidades: as linguagens para além das palavras e o corpo como recurso
- Clínica infantil como experiência de campo: contextos e interlocuções
- O trabalho com os sistemas íntimos: as famílias e o processo terapêutico
- Espaços de cuidado, educação e escolarização: o trabalho com os sistemas sociais
- A brincadeira levada a sério: manejo clínico e recursos lúdicos
- Infância e tecnologia: a inclusão das telas e o atendimento online
- Violências contra crianças: atenção especializada, encaminhamentos e escuta qualificada
- A criança nas políticas públicas e redes de assistência
- Questões éticas da clínica com crianças: elaboração de documentos e obrigatoriedades
- Workshop: Quando o fim se apresenta: os lutos, as despedidas e os encerramentos nos processos
EMENTAS
1. A criança e o terapeuta
As crianças que fomos e as terapeutas que somos: infâncias que nos habitam, nossas relações afetivas, sociais e culturais e os possíveis atravessamentos na prática profissional. Concepções sobre “ser” criança e adulto na relação terapêutica: compromissos éticos e políticos no trabalho com crianças.
2. O lugar da infância: dimensão histórica, campos sociais, diversidades de infâncias e corpos
Concepção histórica de infância e a construção social desse fenômeno. Perspectiva crítica das diferentes infâncias possíveis, considerando os contextos, as relações e marcadores sociais (como gênero, classe, raça/etnia).
3. Fundamentos da clínica gestáltica e vulnerabilidades do sistema self
Fundamentos filosóficos e epistemológicos da Gestalt-terapia. Self como subjetividade fenomenológica. Funções do self, vulnerabilidades e as clínicas gestálticas.
4. Desenvolvimento como processo e gênese dos ajustamentos
Compreensão histórica, social e cultural de desenvolvimento humano, implicações e aplicações na atuação terapêutica. Perspectiva gestáltica e fenomenológica sobre a gênese dos ajustamentos.
5. Clínicas gestálticas no universo infantil: manejo clínico e intervenções
A relação terapêutica com a criança e com os responsáveis: perspectivas que direcionam as intervenções. Configuração e manutenção do “setting” terapêutico: recursos materiais e simbólicos. Contratos e acordos: os contornos necessários.
6. Desenvolvimento atípico: o acolhimento das diferenças e deficiências
Modelo social da deficiência. Conceito de deficiência como uma experiência compartilhada. Desenvolvimento atípico. Corponormatividade e seus desdobramentos. Capacitismo. A Gestalt-terapia como campo de possibilidades. Família: compreensão do campo e acolhimento.
7. Autismos: compreensão e intervenção
Breve história do Autismo. Conceito de Transtorno do Espectro Autista e critérios diagnósticos. Tecnologias de leitura e intervenção. O laço Autista pela perspectiva gestáltica. Neurodiversidade e as pautas autistas.
8. Medicalização da vida e da infância: compreensão de diagnósticos e o uso de medicamentos psicotrópicos
Noção de psicopatologia, sofrimento e diagnóstico como aspectos relacionais/de campo. Perspectiva crítica e gestáltica acerca da medicalização da vida inscrita na infância.
9. CorpOralidades: as linguagens para além das palavras e o corpo como recurso
Funções de contato; Linguagens e brincadeiras corporais, limites e possibilidades na relação com o corpo em atendimento. Repertório de atividades: experiências sensoriais, jogos expressivos e experimentos. Aguçando os sentidos: (des)envolvimento da percepção e disponibilidade terapêutica.
10. Clínica infantil como experiência de campo: contextos e interlocuções
Compreensão teórica das infâncias como experiências de campo. Interlocuções entre os contextos em que as crianças estão inseridas, como família e escola. Implicações práticas (manejo clínico).
11. O trabalho com os sistemas íntimos: as famílias e o processo terapêutico
De que famílias estamos falando? Definições de família. Por que falar de famílias na clínica infantojuvenil? Aspectos relativos à teoria de campo. Compreendendo o funcionamento familiar sob uma perspectiva gestáltica. Momentos desafiadores no ciclo de vida familiar. A importância dos aspectos intergeracionais e transgeracionais. A intervenção clínica: a. Como as famílias chegam até nós; b. O que fazemos frente a cada demanda; c. Premissas básicas da intervenção gestáltica; d. Aspectos técnicos e recursos terapêuticos.
12. Espaços de cuidado, educação e escolarização: o trabalho com os sistemas sociais
Concepções de educação. Compreensões de campo e possibilidades de atuação e interlocução em escolas, hospitais, abrigos e outras instituições de promoção de cuidado e proteção as infâncias. Realização de entrevistas, orientações e devolutivas em processos terapêuticos. Acompanhamento e desenvolvimento de atividades institucionais.
13. A brincadeira levada a sério: manejo clínico e recursos lúdicos
A ludicidade como linguagem de acesso ao universo infantil. O brincar como fundamento de uma clínica com crianças. Brincadeira em ato e função no raciocínio clínico. Possibilidades e recursos lúdicos para o trabalho com crianças.
14. Infância e tecnologia: a inclusão das telas e o atendimento online
Psicoterapia online: história, definições e conceitos. Resolução do CFP e aspectos legais. Gestalt-terapia e psicoterapia online: limites e possibilidades. A clínica gestáltica infantojuvenil na modalidade online: a. Começando a psicoterapia: pré-requisitos (do psicoterapeuta e da familia), aspectos práticos e intervenção inicial com os responsáveis e com a criança; b. O “setting” terapêutico na modalidade online: dispositivos e recursos terapêuticos; c. Intervenção e técnicas gestálticas: i. Sessões com a criança, ii. Sessões com os responsáveis, iii. Sessões compartilhadas ou familiares.
15. Violências contra crianças: atenção especializada, encaminhamentos e escuta qualificada
Definição e dinâmica das violências (psicológica, física, sexual, patrimonial, negligência e institucional). Sinais e sintomas das violências. Possíveis intervenções diante da revelação de violência. Quebra de sigilo: quando e como fazê-lo. Rede de proteção e encaminhamentos necessários mediante suspeita de violência. Orientações e acolhida da família. Estudos de casos.
16. A criança nas políticas públicas e redes de assistência
Estudo sobre a inserção das crianças nas políticas públicas assistenciais, prioritariamente, nas políticas de educação, saúde e assistência social. Compreensão dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes a partir da responsabilidade técnica da escuta psicológica: direitos e deveres na proteção de crianças e adolescentes como profissional psicólogo.
17. Questões éticas da clínica com crianças: elaboração de documentos e obrigatoriedades
Principais normativas na elaboração de documentos psicológicos; Modalidades, estrutura e finalidade dos documentos; Aspectos éticos e técnicos da elaboração de documentos; Registro e guarda de documentos; Manejo da solicitação e entrega de documentos; Discussão de casos práticos.
18. Quando o fim se apresenta: os lutos, as despedidas e os encerramentos nos processos
Possibilidades de atuação e recursos terapêuticos de acolhimento e intervenção nas situações de luto (perdas, diagnósticos, adoecimentos, separações, mudanças, mortes...); As (im)possibilidades diante dos processos interrompidos: posturas éticas e profissionais; Compressão diagnóstica de alta e encerramento.
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Carga Horária
108 horas
VALOR
400,00 mensais
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Periodicidade
As aulas serão mensais aos sábados
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Local e horário
Sala Zoom, das 9h00 às 12h e das 14h às 17h.
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Datas dos encontros
2024
- Março – 23
- Abril – 20
- Maio – 18
- Junho – 15
- Julho – 13
- Agosto – 10
- Setembro – 14
- Outubro – 19
- Novembro – 16
- Dezembro – 14
2025
- Janeiro – 25
- Fevereiro – 22
- Março – 29
- Abril – 26
- Maio – 31
- Junho – 28
- Julho –26
- Agosto – 30
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Professores
CINTIA LAVRATTI BRANDÃO – CRP 10/1204
Graduada em Psicologia (ACE – Joinville – SC - 1995). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2002). Foi professora da Universidade da Amazônia. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestalt Terapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestalt-terapia, psicologia clínica, fenomenologia, relações interpessoais e psicologia social.
GREICI WILL COELHO – CRP 12/10649
Gestalt-terapeuta (Instituto Granzotto); Especialista em Psicologia Clínica (CFP); Educadora Parental (PDA Brasil); Mestranda em Educação (UFSC). Professora e supervisora convidada em cursos de especialização e formação em Gestalt-Terapia. Possui experiência de mais de 10 anos de atuação em psicologia com crianças atuando em área hospitalar, clínica e educacional, acompanhando famílias e prestando serviço de desenvolvimento profissional para educadores e profissionais da saúde. Atualmente dedica-se ao trabalho com professores e educadores em instituições de ensino regular e extracurricular. Pesquisa e estuda infâncias; corporalidades; educação; antirracismo; branquitude e comunicação consciente.
HEBE BASTOS RÉGIS – CRP 12/1130
Graduada em Psicologia (UFSC); Mestre em Psicologia (UFSC); Especialista em Psicologia Clínica (Instituto Granzotto), curso reconhecido pelo CFP. Atuou como membro do conselho consultivo do Instituto Guga Küerten de 2004 - 2014. Foi docente do curso de Psicologia da UNIVALI de 2002 – 2012 e do Centro Universitário Estácio de Sá, Campus São José - SC. Trabalhou como psicóloga educacional na APAE de Florianópolis (1995 - 2002) e de Santo Amaro da Imperatriz (1995 - 1999). Psicóloga clínica desde 1994. Desenvolve trabalhos a partir dos seguintes temas: Psicologia e Deficiência, Psicologia Educacional, Psicologia Clínica e Gestalt Terapia, Psicologia Social, Gênero e Educação em Saúde.
IRAMAIA RANAI GALLERANI – CRP 12/14108
Especialista em Psicologia Clínica (UEM, 2014), pós-graduada em Impactos da Violência na Saúde (FIOCRUZ, 2014) e mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UFSC, 2022). Atuou de 2015 a 2022 como técnica em Psicologia no Conselho Regional de Psicologia – 12ª Região, e hoje capacita profissionais de todo o Brasil para a atenção à crianças, adolescentes e mulheres em situações de violência. Atua também como psicóloga assistente técnica em casos que tramitam nas Varas de Família, bem como Infância e Juventude.
ISABELLA GOULART BITTENCOURT – CRP 12/15427
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Mestre (2021) e psicóloga (2016) pela mesma Universidade. Gestalt-terapeuta pelo Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Atua como psicóloga clínica realizando psicoterapia e orientação parental on-line e presencial com crianças, adolescentes e adultos.
LUCIANA AGUIAR – CRP 05/14381
Psicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia pela UFRJ. Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Gestalt‑terapeuta, fundadora e coordenadora do Dialógico – Núcleo de Gestalt‑terapia do Rio de Janeiro. Professora convidada de diversos institutos de Gestalt‑terapia do Brasil. Supervisora clínica e autora de Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática (Summus, 2014).
MELLIZE DA SILVEIRA CARDOSO - CRP 12/10256
Pós-Graduada em Psicologia Clínica. Graduada em Psicologia (UFSC) - 2010, com mobilidade acadêmica na Universid de Coruña (La Coruña/Espanha). Atua como Psicóloga Policial na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da cidade de Canoinhas/SC. Interessa-se por Estudos de Gênero, Violência Doméstica, Segurança Pública e Segurança Cidadã.
PAULA SCAIM – CRP 12 /11382
Especialista em Psicologia Clínica e Gestalt Terapia pelo Instituto Granzotto, onde atua como professora e supervisora. Especialista em Saúde Pública (Psicóloga Sanitarista). Desde 2009 trabalhando nas políticas públicas e desde 2011 no SUS. Atualmente, atuando na Atenção Primária em Saúde e na preceptoria da Residência Multiprofissional de Saúde da Família. Faz parte do corpo clínico e do grupo gestor da “Ampliação – Espaço Clínico”, onde realiza atendimento psicológico e supervisão para psicólogas(os).
RANA MALVA MEDEIROS DOS SANTOS – CRP 12/11239
Graduada em Psicologia (UFSC) – 2010; pós-graduação pelo Instituto Granzotto (2014) em Gestalt-terapia. Tem experiência na área da psicologia clínica, com ênfase em deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Possui experiência em Equoterapia. Atua no Centro de Reabilitação da Fundação Catarinense de Educação Especial na clínica da estimulação precoce (intervenção a tempo) e no programa de reabilitação (intervenção sobre a funcionalidade). Cofundadora e responsável técnica da AmpliAção - Espaço Clínico, onde exerce a clínica com bebês, crianças, adolescentes, adultos e casais. Integra a equipe de Acompanhamento Terapêutico (AT) da AmpliAção, prestando supervisão e acompanhamento, especialmente nos casos de pessoas com TEA. Docente e supervisora nas áreas de Psicologia Clínica, Deficiência Intelectual, Psicopatologia e Deficiência, TEA, Educação Especial/Inclusiva, Desenvolvimento Humano, Estimulação Precoce, Reabilitação de pessoas com deficiência e também em cursos de formação clínica gestáltica. Possui certificação em Currículo Funcional Natural, Psicomotricidade Relacional, Equoterapia, Transtorno do Espectro Autista, Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) pelo Instituto Travessias da Infância, PEDI-CAT e atualmente em pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (Fundação ENA e Fundação Catarinense de Educação Especial).
ROSANE LORENA GRANZOTTO - CRP 12/00039
Mestre em Filosofia (UFSC) com a dissertação intitulada: Gênese e construção de uma filosofia da gestalt na Gestalt-terapia; Especialista em ontologia (UFSC); Psicóloga clínica; gestalt-terapeuta desde 1985, formada pelo Centro de Estudos de Gestalt de São Paulo e pelo Gestalt Trainning Center – San Diego por Erving e Mirian Polster com cursos de pós-formação com Michael Vincent Miller e J. Zinker. Co-fundadora do Núcleo de Estudos de Gestalt de Santa Catarina (1987), Configuração (1995) e Gestalten (2001). Atualmente é diretora do Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica, onde desenvolve a clínica gestáltica e ministra cursos de Formação em Gestalt-terapia, mantendo uma tradição de mais de 30 anos sempre renovada pelas reflexões contemporâneas sobre a teoria e a prática clínica. Professora convidada em Centros de Gestalt-terapia brasileiros e internacionais, destacadamente Espanha, México e Argentina. Ministrou Seminários de Fenomenologia e Gestalt no Brasil e no exterior entre 2004 a 2013. Revisou e prefaciou a edição brasileira do livro Gestalt Terapia Integrada de Erving e Mirian Polster (SP: Summus, 2000). Co-autora do livro "Fenomenologia e Gestalt-terapia" (SP: Summus, 2007). Tradução espanhola: "Fenomenología y Terapia Gestalt" (Santiago de Chile: Cuatro Vientos, 2009). Co-autora das obras "Psicose e Sofrimento", "Clínicas Gestálticas", "Biopoder, Totalitarismo y la Clínica del Sufrimiento", "Psicosis y Creación", todos publicados pela Editora Summus (SP). Mais recentemente prefaciou e participou com artigos em Gestalt-terapia de publicações de autores e organizadores brasileiros. Foi conselheira do Conselho Federal de Psicologia em duas gestões (1993/1995) e (2017/2019). -
Coordenação
GREICI WILL COELHO
ROSANE LORENA GRANZOTTO
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