Detalhes deste curso Voltar

COMPARTILHE ESSE CURSO

Se você tiver alguma dúvida entre em contato conosco pelo fone: (48) 3322-2122

Suicídio: clínica e crítica

  • Apresentação

    Situação tão extrema e tão frequente, o suicídio foi objeto de diversos saberes, desafiando a sociedade a pensar sobre as razões (e a desrazão) de sua ocorrência. Em que medida a morte voluntária constitui uma escolha individual? Que tipo de “ajuda” se pode oferecer a quem não deseja mais a vida? O que ainda precisamos aprender para acompanhar aqueles que sofrem?


    Cientes de que as estratégias de prevenção que temos adotado até aqui não lograram reduzir os índices de mortes auto provocadas, propomos este curso, destinado a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e ciências sociais aplicadas, para debater as possibilidades de atenção aos comportamentos suicidas em suas diferentes apresentações (ideação, pensamentos de morte, tentativas, sobrevivência) e configurações clínicas (neuroses, psicoses e crises aflitivas). A complexidade e multiplicidade de formas deste “fenômeno” não deve nos fazer recuar mas, ao contrário, buscar maneiras de aproximação e acolhimento ético ao que se mostra na contramão dos padrões de normalidade e saúde.


    Investimento: 3 parcelas de R$ 225,00 (desconto de 20% para estudantes de graduação e do Instituto Granzotto). Consulte descontos para pagamento à vista.

  • Programa

    Módulo 1: história e biopolítica do suicídio


    Módulo 2: modelos de intervenção nas ocorrências suicidas


    Módulo 3: abordagem individual, familiar e social e orientação ética da intervenção

  • Carga Horária

    24hs/aula (sendo 18hs relativas aos encontros síncronos e 6hs relativas aos estudos individuais programados)

  • Periodicidade

    mensal

  • Local e horário

    Curso online aos domingos 


    das 09h às 12h e das 14h às 17h

  • Datas dos encontros

    13/06  -  04/07  -  01/08

  • Professores

    Psic. Diogo de Oliveira Boccardi (CRP 12/08439)


    Gestalt-terapeuta, especialista em Psicologia Clínica (CFP), mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UFSC), doutorando em Ciências Humanas (UFSC). Membro do corpo clínico e docente do Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Psicólogo licenciado da Prefeitura Municipal de Florianópolis, foi coordenador do CAPS Ponta do Coral entre 2014 e 2019.

  • Coordenação

    Psic. Diogo de Oliveira Boccardi (CRP 12/08439)

  • Informações

    48 999156611 com Diogo


    contato@institutogranzotto.com.br

Gostei, quero me inscrever