Detalhes deste curso Voltar

COMPARTILHE ESSE CURSO

Se você tiver alguma dúvida entre em contato conosco pelo fone: (48) 3322-2122

Curso de Acompanhamento Terapêutico (AT)

  • Apresentação


    A prática do Acompanhamento Terapêutico (AT) ganhou mais visibilidade em virtude dos novos modelos de atenção em saúde mental que vêm sendo colocado em exercício no Brasil nas últimas décadas, em especial após a assinatura da Lei nº 10.216/2001, tornando-se um importante instrumento de atuação junto a diversas pessoas em situação de sofrimento, de vulnerabilidade, de exclusão. Em linhas gerais, o trabalho do acompanhante terapêutico (at) consiste em estabelecer interlocuções com o entorno, com o território, no intuito de promover transformações para que o meio social seja capaz de acolher as produções (especialmente as psicóticas) de seu acompanhado/consulente, visando à ampliação de sua contratualidade social.

          Além da atuação junto aos chamados “psicóticos”, o trabalho do at também vem ganhando espaço na atenção a pessoas em sofrimento por conta de adoecimento somático, processos de luto, situações de vulnerabilidade social, assim como em casos de relação conflituosa com álcool e outras drogas. O at trabalha – na rua, na família, nas intuições, onde for necessário – para garantir cidadania a todo tipo de ajustamento, a toda forma de relacionar-se com o mundo, buscando promover a ampliação dessas formas.
         Este curso destina-se à capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde, educação ou assistência social para atuação como acompanhantes terapêuticos. Para tanto, o curso estrutura-se a partir de discussão e construção de estratégias de intervenção junto a diferentes tipos de ajustamentos, em especial, os ajustamentos de busca (Clínica das Psicoses) e os ajustamentos de inclusão (Clínica do Sofrimento Ético, Político e Antropológico) a partir de uma leitura fenomenológica.

         O AT é a clínica do encontro em seu sentido mais radical, de abertura ao outro, que se faz junto, aCOMpanhando. É a clínica que advoga em nome das diferenças, que aposta no laço social possível. É a clínica do possível - e tanta coisa é possível!

  • Programa

    - História do Acompanhamento Terapêutico

    - Atenção em saúde mental
    - Políticas públicas de saúde e de assistência social
    - Uso de medicamentos psicotrópicos 
    - Cuidados paliativos 

    - Política de redução de danos

    - Questões étnico-raciais

    - Gênero e sexualidade
    - Teoria do self
    - Clínicas gestálticas
    - Acompanhamento terapêutico nos casos de psicose, adoecimento somático grave, processo de luto, situações de violência, conflito com álcool e outras e drogas, entre outras possibilidades de atuação
    - Trabalho em instituições asilares, de acolhimento e carcerárias; escolas, famílias, hospitais; com crianças, adultos e idosos.
    - Função política do Acompanhamento Terapêutico
    - Contato inicial, contrato clínico e alta
    - Apresentação e discussão de intervenções variadas

  • Carga Horária

    Nove encontros de 09 horas, totalizando carga horária de 72 horas (mínimo de 75% de frequência para ter direito a certificado).

  • Periodicidade

    Encontros mensais aos domingos.

  • Local e horário

    Instituto Granzotto de Psicologia


    Rua Zenon Fernandes, 70 - Esquina com João Carlos de Souza                                              Santa Mônica - Florianópolis, SC


    Das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30

  • Datas dos encontros

    Março - 15
    Abril - 26
    Maio - 17
    Junho - 28
    Julho - 26
    Agosto - 23
    Setembro - 27
    Outubro - 18
    Novembro – 15

  • Professores

    Marcele de Freitas Emerim (coordenadora) - CRP 12/09066

    Bruna Gilvana da Costa Pereira - CRP 12/15305

    Diogo de Oliveira Boccardi - CRP12/08439
    Eduardo Pereira Alves - CRP 12/11848
    Ematuir Teles de Sousa - CRP 12/12502
    Fábio Rodrigues de Araújo - CRP 05/26137
    Fabíola Langaro - CRP 12/07999

    Gabriel Amado - CPR 07/20229
    Marcelo Brandt Fialho - CRM/SC 17523

     

     


                                                                      
     

  • Coordenação

    Marcele de Freitas Emerim 


    Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, onde atualmente é professora nos cursos de Psicologia e de Direito. Educadora artística graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com pós-graduação (especialização) em Metodologia de Ensino pelas Faculdades Integradas de Amparo - FIA. Acompanhante terapêutica formada pelo Instituto de Psicologia Clínica e Acompanhamento Terapêutico de Santa Catarina - IPAT. Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Granzotto, onde atua como professora, supervisora e psicoterapeuta - atendendo adultos, adolescentes e casais.

  • Informações
Gostei, quero me inscrever