Produção Científica - Artigos e Capítulos

Apresentação à edição brasileira da obra Gestalt-terapia Integrada de Erving e Miriam Polster

Gestalt Terapia Integrada, primeiro livro escrito pelo casal Polster, é indubitavelmente leitura indispensável para quem deseja conhecer o que é a Gestalt-terapia e se aprofundar em seus conceitos. Publicado em 1973, esse livro nasceu de uma série de palestras proferidas por Erving no Gestalt Institute of Cleveland durante os anos 60 e das discussões gravadas entre Miriam e Erving sobre suas idéias a respeito da gestalt-terapia. Escrito a quatro mãos, retrata o estilo pessoal do casal, numa linguagem simples, direta e próxima do cotidiano, superando os clichês da época.
A motivação para escreve-lo, segundo Erving, veio da necessidade de maior integração e desenvolvimento dos conceitos da abordagem gestáltica, pois naqueles dias a gestalt-terapia estava numa fase anti-intelectual que conduzia a uma considerável desorganização teórica. Erving e Miriam concretizam brilhantemente nesse livro uma interconexão coerente dos vários conceitos gestálticos e, o que é mais precioso, estabelecem uma ligação entre a teoria e a prática através dos inúmeros exemplos clínicos apresentados, preenchendo uma lacuna existente até então nas publicações sobre a gestalt-terapia.
Esse livro marca o início de 25 anos de colaboração profissional entre Erving e Miriam, escrevendo livros, artigos e trabalhando em treinamentos em gestalt-terapia. Apesar de terem estilos expressivos diferentes, Erving mais efusivo e irreverente enquanto Miriam revela uma extrema dignidade e precisão de linguagem, ambos mostram uma afinidade e uma clara concordância ao escrever suas idéias, o que também é plenamente visível em seus treinamentos e no contato pessoal com o casal.
Miriam é uma terapeuta e professora brilhante, clara e objetiva em suas exposições teóricas, delicada e charmosa no contato humano. Seu trabalho é detalhista, envolvente, calmo e gentil. Erving é hábil em transformar as velhas idéias em experiências inéditas e em comunicar uma irresistível fascinação pela teoria da gestalt-terapia. Isso se evidencia em sua forma de ensinar e trabalhar, marcados tanto pelo seu característico humor e seu estilo provocativo, quanto pelo profundo comprometimento nas experiências com o outro.
Ao longo dos anos que trabalharam juntos o casal construiu uma história profissional competente, criativa e extremamente humana, iniciada no Gestalt Institute of Cleveland, fundado por Erving em 1953, onde permaneceu com Miriam trabalhando e ensinando até 1973. Naquele ano, logo após a publicação desse livro, mudaram para a Califórnia. Lá, em San Diego, criaram o Gestalt Training Center - San Diego, que se transformou num dos centros formadores de gestalt terapeutas mais famosos e procurados de todo o mundo. Profissionais vindos de vários países freqüentaram os cursos oferecidos e coordenados por Erving e Miriam durante as últimas décadas, levando consigo uma bagagem conceitual e vivencial desenvolvida de forma profunda, inteligente, e mais do que isto, o aprendizado de uma postura humanista, acolhedora e amorosa sempre presente em ambos.
Introduzidos na gestalt-terapia por Fritz e Laura Perls, Erving e Miriam Polster pertencem à primeiríssima geração de gestalt terapeutas americanos, respeitados pela comunidade americana e internacional como eminentes teóricos da gestalt-terapia, psicoterapeutas e formadores, tendo sido oficialmente reconhecidos e homenageados por sua importante contribuição ao desenvolvimento da gestalt-terapia na Conferência Internacional de Gestalt, carinhosa e significativamente denominada de “O coração e a alma da gestalt-terapia”, realizada pelo Gestalt Journal, em agosto de 2000, em Montreal, Canadá.
Em 1999 anunciaram seu afastamento progressivo das atividades profissionais, deixando a direção do Centro de Treinamento e participando apenas parcialmente das atividades. Erving, numa breve despedida em seu último grupo de treinamento em La Jolla, em 1999, fala emocionado do que considero ser seu maior legado: “Para todos, desejo apenas que usem sua sabedoria pessoal e que amem trabalhar com as pessoas com quem estão trabalhando, como eu amo trabalhar com as pessoas com quem trabalho. Se forem verdadeiramente gentis e amorosos, então não há com que se preocupar a respeito do que vão dizer, pois as palavras nascerão deste espaço existencial dentro de vocês”.
São as palavras de um “velho terapeuta” que em sua sabedoria deixa os conceitos como fundo e permite que sua humanidade flua no contato com seu cliente.
Essa integração entre o conhecimento teórico e a sabedoria pessoal nos é revelada nas páginas desse livro, o primeiro de uma profícua produção teórica que se seguiu, através da publicação de outros livros e artigos.
No Gestalt Terapia Integrada, conceitos importantes da gestalt-terapia como contato, awareness e a utilização de experimentos são amplamente explorados, aprofundados e trazidos às relações cotidianas e à prática clínica, mostrando claramente a linguagem terapêutica e a relação fluida e criativa entre cliente e terapeuta. Uma visão saudável do conceito de resistência é acrescido a uma detalhada discussão sobre as diversas formas de contato, saudáveis e não saudáveis. Há um nítido desenvolvimento e aprofundamento dos conceitos da gestalt-terapia existentes até então e novos conceitos são criados, baseados em reflexões a partir da prática clínica.
Esse livro foi uma de minhas primeiras leituras sobre gestal-terapia, no início dos anos 80 quando iniciava minha formação, sendo grande nutridor de minha paixão pela abordagem. Desde então sempre me acompanha, principalmente nas atividades de ensino e supervisão aos alunos do curso de formação em gestalt-terapia. Hoje, ao revisar a presente edição, ainda me parece surpreendente, novo e extremamente rico. É um grande presente podermos tê-lo novamente disponível para todos os estudantes e gestalt-terapeutas brasileiros, num momento em que a gestalt-terapia cresce em nosso país encantando as novas gerações, como nos velhos tempos.
Para os que estão ensinando gestalt-terapia, esse livro é indispensável por conter, de forma unificada e inovadora, muitos dos conceitos necessários à formação do gestalt-terapeuta.
Para os que estão iniciando na gestalt-terapia é uma fonte de fácil leitura sem prejuízo da precisão conceitual.
Para todos, sempre aprendizes desta arte, esse livro é guia e companheiro de reflexões, abrindo possibilidades criativas de uma compreensão mais abrangente da gestalt-terapia.

Rosane Lorena Granzotto

Florianópolis, agosto de 2001

GRANZOTTO, Rosane Lorena. “Apresentação à edição brasileira da obra Gestalt-terapia Integrada”, In: POLSTER, Erving e Miriam. Gestalt-terapia integrada. Trad. Sônia Augusto. SP: Summus. 2001