A graduação nem sempre dá conta das especificidades do trabalho com crianças, já que diferente de outros processos, na clínica infantil temos diferentes interlocutores e talvez, nesse campo, o maior desafio do terapeuta seja justamente resguardar o protagonismo da criança.
Além disso, há que se considerar a invisibilidade de algumas infâncias que são atravessadas por diferentes contextos sociais, novas configurações familiares e por vezes existem em corpos considerados dissonantes, por se oporem a corponormatividade.
A escuta clínica é permeada pelos contextos históricos, políticos e sociais nos quais as crianças estão inseridas e é a partir desse campo que o sistema familiar precisa ser compreendido.
Nesse sentido, queremos abordar neste curso uma proposta de clínica infantil que não reproduza práticas de ordem normativa ou ratifique possíveis violências.
Uma clínica infantil que tenha o compromisso ético com uma infância plural e se constitua como espaço de acolhimento e de escuta qualificada, que permita à criança ser autora na construção do seu próprio processo.
Deste modo, a proposta deste mini curso tem por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes de psicologia referencial teórico e prático acerca dos aspectos acima descritos com intuito de ampliar as suas possibilidades de atuação.
Lugar da infância: Dimensão histórica, campos sociais, diversidades de infâncias e corpos.
Desenvolvimento como processo e gênese dos ajustamentos.
Clínica infantil como experiência de campo: Setting, Contextos e Interlocuções.
Para além da criança: O trabalho com os sistemas íntimos e com sistemas sociais.
A Brincadeira levada a sério: recursos lúdicos, manejo clínico e possibilidades de intervenção em gestalt-terapia.
R$ 100,00
Se você tiver alguma dúvida entre em contato conosco (48) 3322-2122
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Após recebermos sua inscrição, entraremos em contato para confirmações e recebimento do seu currículo.